Local que se destina, por norma, a albergar uma única família e que não está a ser utilizado totalmente para outros fins no momento de referência. O INE distingue entre dois tipos de alojamentos familiares: o clássico, que é uma moradia ou apartamento com características de habitação permanente e entrada independente, e o não clássico, que inclui locais improvisados ou móveis como barracas, caravanas ou barcos. Os indicadores que a Pordata aqui divulga referem-se, apenas, a alojamentos familiares clássicos.
Segundo o INE, é o local de residência habitual que constitui a morada de um agregado familiar durante a maior parte do ano.
É parte ou a totalidade de um edifício que tem acesso independente e é destinado à habitação de um agregado doméstico.
O Instituto Nacional de Estatística (INE) faz, todos os meses, um inquérito aos bancos para recolher dados sobre as avaliações imobiliárias realizadas. Esses dados são organizados por valor do m2, do mais baixo para o mais alto. O valor mediano é aquele que se situa exatamente a meio desta lista, com um número igual de avaliações bancárias acima e abaixo desse valor.
O INE recolhe dados de todas as vendas de alojamentos familiares realizadas em Portugal. Esses dados são organizados por preço do m2, do mais baixo para o mais alto. O valor mediano é o preço que se situa exatamente a meio desta lista, com um número igual de vendas acima e abaixo desse valor.